goma guar emagrece

A goma guar é um tipo de fibra solúvel que é muito utilizado em receitas como espessante, para dar consistência cremosa e volume à massa de pães, bolos e biscoitos. Além disso, por ajudar no funcionamento intestinal, ela também funciona como suplemento para combater a prisão de ventre.

Ela pode ser encontrada em lojas de produtos de nutrição ou de panificação, e dentre os seus benefícios, estão:

Ajudar a emagrecer, por aumentar a sensação de saciedade e reduzir a fome;

Ajudar a controlar o colesterol;

Ajudar a controlar diabetes, pois reduz a velocidade de absorção do açúcar no sangue;

Combater a prisão de ventre, por estimular a movimentação intestinal e a formação das fezes.

É importante lembrar que para ajudar no funcionamento intestinal, além de consumir a goma guar, também é necessário beber bastante água, para a hidratar as fibras e facilitar a passagem das fezes pelo intestino. Conheça o Benefiber, outro suplemento de fibras para o intestino.

goma guar para que serve

Como usar
A goma guar pode ser usada em receitas como pudins, sorvetes, queijos, iogurtes e mousses, dando maior cremosidade a esses produtos. Na produção de sorvetes, seu poder emulsionante substitui a necessidade de adicionar creme de leite, deixando o alimento com menos calorias.

Na produção de pães e outros produtos de panificação, a goma guar deve ser adicionada aos produtos líquidos, dando maior textura e maciez ao produto final.

Para combater a prisão de ventre e emagrecer, deve-se consumir de 5 a 10 g de goma guar por dia, tomando metade de manhã e metade à tarde, para evitar mau estar intestinal pelo excesso de fibras. Essa quantidade pode ser adicionada em vitaminas, suco, no iogurte ou em receitas caseiras.


Efeitos colaterais e contraindicações
A goma guar pode causar efeitos colaterais como maior formação de gases, náuseas ou diarreias, especialmente quando consumida em excesso. Além disso, pessoas com diabetes devem usar goma guar em pequenas quantidades, cerca de 4g por dose, observando se o acréscimo dessa fibra não fará cair muito a glicemia.

Além disso, é preciso ter cuidado para não consumir grandes quantidades dessa fibra, pois ela também está presente em diversos alimentos industrializados, como bolos, massas prontas para bolos, molhos e pães.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *